Requiem de W. A. Mozart

17 JUNHO

21:30, Auditório Jorge Sampaio
Centro Cultural Olga Cadaval

Com:

Orchestra da Camara Canova
Coro Ricercare
Enrico Saverio Pagano, maestro
Raquel Camarinha, soprano
Rita Morão Tavares, contralto
Frederico Projecto, tenor
Laurence Meikle, baixo

Sinopse:

O Requiem de W. A. Mozart é uma obra envolta numa aura de misticismo não só pela natureza do seu propósito – enquanto missa para os mortos -, mas também pelas circunstâncias em que foi composta. Hoje acredita-se que terá sido encomendada através de um intermediário do conde Franz von Walsegg, contudo, para W. A. Mozart, a identidade deste cliente era desconhecida, assim como a do falecido a homenagear.

W. A. Mozart atravessava um momento de profunda crise quando lhe foi encomendada a missa. Sofria já de vários problemas de saúde, e endividado, ainda de luto pelo pai, aceita esta misteriosa solicitação. Sentindo a morte próxima e não podendo pensar na pessoa a quem é dedicada, naturalmente vira-se para si próprio – famosamente terá dito a Constanze, sua esposa, que acreditava que o compunha para o seu próprio funeral. Trabalhou nesta missa até ao último momento, ditando algumas das suas passagens já no seu leito de morte.

Uma obra intemporal que nos leva a uma reflexão sobre a vida e a morte pelo caminho da sublime música de W. A. Mozart, narrando o mistério da condição humana num movimento de transcendência ao divino.

VOLTAR AO PROGRAMA