Viva Gershwin!

25 JUNHO

18:00, Auditório Jorge Sampaio
Centro Cultural Olga Cadaval

Com:

Diogo Costa, direcção musical
Vasco Dantas, piano
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana

Programa

George Gershwin, Abertura Cubana
George Gershwin, Suite de Um Americano em Paris
George Gershwin, Rhapsody in Blue

Sinopse:

A 57ª edição do Festival de Sintra conclui-se em ambiente festivo num tributo às sonoridades sempre frescas e jovens de George Gershwin.

Ao ouvirmos música como a que constitui o programa deste concerto, facilmente percebemos porque é que Gershwin é considerado por muitos como um dos grandes dinamizadores da música jazz em salas de concerto. Contudo, Gershwin resistia a este termo para caracterizar a sua música, salientando a diferença entre os diversos géneros musicais que o constituem. Ragtime, gospel, blues, assim como Klezmer ou ritmos latino-americanos, compõem o seu universo musical num pout-pourrie de sonoridades, rico em possibilidades narrativas.

Por outro lado, Rhapsody in Blue teve uma relação inegável com o conceito de jazz ainda antes da sua composição. A 4 de Janeiro de 1924, é publicado um anúncio no New York Tribune com o seguinte texto: “Gershwin está a trabalhar num novo concerto jazz”, contudo, o compositor foi totalmente apanhado de surpresa com esta afirmação. Ao contactar Paul Whiteman para refutar esta informação, acabou por aceitar o convite e terminou a Rhapsody in Blue durante as três semanas que se seguiram. Neste concerto, o conceituado pianista Vasco Dantas junta-se à Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana para interpretar este alucinante clássico do repertório americano.

VOLTAR AO PROGRAMA